sábado, 20 de outubro de 2012

A estimulação elétrica funcional
 

A Estimulação Elétrica Funcional (Functional Electrical Stimulation ou FES) é uma técnica que utiliza a aplicação de cargas elétricas ligeiras em músculos para restaurar ou melhorar a sua função. O estímulo é aplicado no trajeto das fibras nervosas que enervam o músculo que se quer estimular para restaurar ou melhorar a sua função, produzindo movimentos básicos mas úteis. Para que a estimulação produza efeitos não pode haver lesão das fibras nervosas. O estímulo deve ser curto e de pouca intensidade, para que a pessoa não tenha sensações desconfortáveis durante o tratamento.
 
A FES é usada pela fisioterapia como um tratamento complementar podendo ser integrada em exercícios de modo a melhor a força e a amplitude do movimento. É comummente utilizada para exercícios mas também para assistir na respiração, no agarrar, a transferir, a permanecer de pé e andar, contribuindo também para melhorar a função vesical.
 
A FES pode ser utilizada em casos como:
§  Lesões ortopédicas.
§  Lesões musculares.
§  Lesões neurológicas.
§  Disfunções neuromusculares.
 
A FES apresenta alguns benefícios na sua aplicação como:
§  Permite a estimulação de fibras nervosas que se encontrem lesionadas, entre a medula espinhal e o músculo efector.
§  Quando aplicada com exercícios de fortalecimento, permite aumento de força e de amplitude de um músculo que estivesse enfraquecido.
§  Através dos inputs aferentes e eferentes permite demonstrar como realizar a tarefa funcional pretendida.
§  A realização do movimento repetido facilitado juntamente com a estimulação periférica permite recuperação motora e organização do mapa motor nos centros superiores.
 
Contudo existem riscos possíveis com aplicação constante de FES, como por exemplo:
§  A sensação de “pins and needles” ou queimadura.
§  A irritação na pele devido aos elétrodos.
§  Desconforto devido a um aumento da sensação/perceção dolorosa.
§  Fadiga muscular.
 
É importante ter em atenção, que o uso de FES está contra indicado em pessoas com severa espasticidade, contraturas e osteoporose.
 
O vídeo se encontra a seguir no link, demostra a aplicabilidade da técnica FES em casos com lesões neurológica como pé pendente:
Referências Bibliográficas:



 

Sem comentários:

Enviar um comentário