sábado, 8 de dezembro de 2012


FES induzido com Bicicleta melhora a locomoção em utentes que sofreram AVC isquémico em fase pós-aguda (RCT)
 
Imagem 1- FES-cycling
A recuperação da marcha é considerada um dos objetivos principais na reabilitação do membro inferior após Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Desde 1990 o uso da Estimulação Elétrica Funcional (FES) tem vindo a aumentar na reabilitação da marcha após AVC dando alguma evidência acerca da sua eficácia na recuperação motora e na melhoria da marcha.

Uma alternativa ao FES induzido (FES-induced) com Treino de Marcha é o uso de FES sincronizado com Bicicleta (FES-cycling), o que implica uma ativação coordenada dos músculos do membro inferior, aproximada aos movimentos cíclicos da marcha. A viabilidade do treino de FES induzido com Bicicleta (FES-cycling) em utentes com AVC em fases pós-aguda e crónica foi recentemente demonstrada. Estes estudos sugerem que o FES-Bicicleta (FES-cycling) é efetivo na melhoria da força muscular, na suavidade do movimento de pedalar e no pico máximo de pedalar.

Com este estudo coloca-se uma questão fundamental: será que o Treino de FES mediado numa bicicleta (FES-cycling) se consegue transferir para a locomoção? Devido às similaridades entre o movimento de pedalar e a marcha bem como da estimulação aferente-eferente fornecida pelo FES pode-se colocar a hipótese de que o FES induzido com Bicicleta (FES-cycling) aplicado numa fase pós-aguda pode desempenhar um papel fundamental na promoção da recuperação motora e melhoraria da locomoção. Esta hipótese foi recentemente demonstrada por um RCT cujos resultados suportam fortemente que um tratamento de 4 semanas de FES induzido com Bicicleta (FES-cycling) melhora a recuperação motora e a habilidade para a marcha em utentes hemiparéticos na fase pós-aguda.  

Imagem 2- FES-cycling
Este RCT apresenta uma análise de um subgrupo de 20 pacientes que foram diagnosticados com 1º AVC isquémico (sendo que esta é a principal causa da hemiparesia) há menos de 6 meses antes do início do estudo focando-se nos benefícios alcançados na performance na bicicleta e velocidade de marcha. Critérios de inclusão adicionais eram: apresentar um nível de cognição que permitisse realizar uma reabilitação padrão, capacidade para sentar-se até 30 minutos, amplitudes articulares que permitissem o movimento de pedalar e espasticidade baixa nos músculos do membro inferior (Escala de Ashworth Modificada <2). Como critérios de exclusão tinha: pacemakers cardíacos, alergia aos elétrodos, e incapacidade para tolerar a estimulação.   
Os participantes foram randomizados em 2 grupos realizando treino de bicicleta sincronizado com FES (grupo FES) ou Treino passivo de Bicicleta com FES placebo (grupo placebo). O tratamento consistiu em 20 sessões de 25 minutos cada.

Os pacientes foram avaliados antes do treino, após o treino e, a 3 e 5 meses para follow-up através de um Teste de Bicicleta e um Teste de Marcha de 50 metros.

Comparando os resultados obtidos em toda a população de pacientes incluída no estudo anterior aos resultados do subgrupo deste estudo foi possível demonstrar que o treino de FES-bicicleta (FES-cycling) é particularmente efetivo na capacidade de melhorar a habilidade de marcha e de pedalar em utentes com diagnóstico de AVC isquémico na fase pós-aguda. De fato, foi encontrada uma diferença significativa entre os grupos em favor dos pacientes tratados com FES, apesar de esta evidência ter sido mais clara em follow-up. Além disso, a análise do Teste de Bicicleta permitiu investigar os mecanismos que contribuíam para tal melhoria na marcha: o aumento do trabalho produzido pelo quadricípite parético e a melhoria em termos do equilíbrio de trabalho entre os quadricípites não-parético e parético que demonstraram um fortalecimento da perna parética o que fez com que os utentes andassem mais rapidamente.

Artigo: Ambrosini, E. Ferrante, S. Molteni, F. Ferrigno, G. Pedrocchi, A. (2011) FES-induced Cycling Improves Locomotion in Post-Acute Ischemic Stroke Patients: a Randomized Controlled Trial. 16th Annual Conference of the International Functional Electrical Stimulation Society. :017.


Sem comentários:

Enviar um comentário