domingo, 18 de novembro de 2012


FES na hemiparesia: alivia a incapacidade e aumenta a neuroplasticidade



      Após um acidente vascular cerebral (AVC) é usual ocorrer um comprometimento da função motora e da função sensitiva que frequentemente permanece como uma incapacidade permanente.
     A terapia Elétrica Funcional (FES) é um tratamento que aumenta a função motora da mão e integra exercícios intensivos voluntários que são aumentados com a programação da estimulação elétrica. Este tratamento permite que utentes hemipareticos consigam voluntariamente realizar o alcançar, agarrar e manipular, ou seja, restaurar a função do Membro Superior (M.S.). A Estimulação magnética Transcranial (EMTc) é um método neurofisiológico não invasivo que ativa os circuitos neuronais, tanto do Sistema nervoso central como do Sistema nervoso Periférico, sendo útil na avaliação das alterações na excitabilidade do córtex motor primário. As mudanças na excitabilidade são associadas à reaprendizagem motora e no aperfeiçoamento da função motora. As alterações na excitação cortical são consideradas indicadores de neuroplasticidade.
   O artigo Functional Electrical Therapy for Hemiparesis Alleviates Disability and Enhances Neuroplasticity procura explicar os benefícios do uso da FES e da EMTc como terapias complementares no tratamento convencional do Membro Superior (M.S.).Os autores com este estudo pretendem investigar os efeitos da FES no comportamento motor voluntário e na excitabilidade cortical em utentes hemipareticos crónicos com M.S. afetado. Segundo os resultados, registados pelos autores, sugerem que o treino voluntário da mão parética e do punho com o uso da FES produziram alterações na excitabilidade cortical. Antes da intervenção os circuitos encontravam-se latentes e a modulação da excitabilidade cortical obtida com o uso da FES não foi obtida, em quantidades similares, na Fisioterapia convencional. Portanto, os utentes que usaram a FES mostraram uma condução corticoespinal rápida e encontraram novamente respostas musculares que foram observadas no M.S. parético. Este ganho de função motora através da FES aumentou a neuroplasticidade presenciada na facilitação corticoespinal em utentes crónicos.

Para consulta do artigo integral:

Referência bibliográfica:
Tarkka I. M., Pitkänen K., Popovic D. B., Vanninen R. & Könönen M. (2011). Functional Electrical Therapy for Hemiparesis Alleviates Disability and Enhances Neuroplasticity. Tohoku Journal Exp. Medicine 225 (1), 71-76


Sem comentários:

Enviar um comentário