domingo, 25 de novembro de 2012


FES vs LTP
           
Long-term potentiation (LTP) é um aumento de longa duração na transmissão de estímulos entre dois neurónios e é um dos fenómenos que leva à Neuroplasticidade. Para haver LTP é necessário um que haja estímulos de alta frequência repetidos ao longo do tempo. É importante referir que o LTP pode correr em todas as sinapses que tenham o glutamato como neurotransmissor. Quando há um estímulo o glutamato é libertado na fenda sináptica, este liga-se aos recetores AMPA, na membrana pós-sináptica, que se abrem e permitem a entrada e Sódio e a saída de Potássio. Quando o estímulo é de alta frequência, o glutamato liga-se também aos recetores NMDA, provocando a sua abertura através da libertação do ião de Magnésio que está a “bloquear” o recetor. Os recetores de NMDA permitem a entrada de Cálcio que vai ativar uma via que leva à formação de mais recetores AMPA. Este processo está também ligado ao crescimento axonal. A imagem abaixo ilustra como acontece o LTP.


O FES (Functional Electrical Stimulation) pode ser usado para alcançar vários objetivos na reabilitação, entre eles o aumento da força e amplitude articular, a diminuição da espasticidade, a normalização do tónus muscular e ainda melhorar a coordenação. Através destas componentes é possível estimular movimentos muito próximos do padrão normal e treinar tarefas funcionais. O FES permite repetir várias vezes o mesmo movimento, e é essa repetição juntamente com a transferência para tarefa funcional e para a atividade que irá estimular o processo do LTP, promovendo a recuperação funcional.

Para melhor entendimento do processo do LTP pode visualizar o seguinte vídeo:



Bibliografia:
- Johnston, M. (2009) Pasticity in developing brain: implications for rehabilitation: Developmental Disabilities (15), 94-101.
- Daly, J. & Ruff, R. (2007) Construction of Efficacious Gait and Upper Limb Functional Interventions Based on Brain Plasticity Evidence and Model-Based Measures For Stroke Patients: The Sientific World Joournal (7), 2031-2045.
- http://en.wikipedia.org/wiki/File:LTP_induction.png (consultado às 16 horas do dia 24 de Novembro de 2012)
- http://en.wikipedia.org/wiki/Long-term_potentiation (consultado às 16 horas do dia 24 de Novembro de 2012)

Sem comentários:

Enviar um comentário